CEARÁ / BRAZIL: JUAZEIRO DO NORTE / CEARÁ / BRAZIL (2.625 / 5.570) POPULAÇÃO: 276.264 PESSOAS (IBGE 2020)

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

JUAZEIRO DO NORTE / CEARÁ / BRAZIL (2.625 / 5.570) POPULAÇÃO: 276.264 PESSOAS (IBGE 2020)



Juazeiro do Norte é cidade polo de uma das regiões mais importantes do Ceará e com influência sobre população estimada em três milhões de habitantes
Foto - ?



BEM VINDO A TERRA DO PADRE CÍCERO. BEM VINDO A JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ
Foto - ?
Foto - ?
A CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE
Juazeiro do Norte é cidade polo de uma das regiões mais importantes do Ceará e com influência sobre população estimada em três milhões de habitantes. Uma terra que se movimenta em torno do lema maior do Padre Cícero Romão Batista: Fé e Trabalho. Situado num raio geográfico de enorme privilégio pela sua boa posição de equidistância no Nordeste, Juazeiro se consolidou como centro das atenções.
Tanto que o seu aeroporto é o sexto maior em movimentação no interior do Brasil.
Por terra não é difícil chegar aqui em face das duas rodovias federais e seis estaduais ligando a Meca do Cariri aos principais centros do Nordeste. Um terminal rodoviário de intenso fluxo, movimentando seis empresas de transportes interestaduais e uma fácil locomoção na cidade que ostenta até metrô de superfície. A pujança da economia está demonstrada no crescente Produto Interno Bruto (PIB), que hoje é de dois bilhões de reais.
Foto - ?
São três shoppings, com um deles em fase de conclusão, inseridos neste polo comercial que é um dos maiores do interior nordestino. Nos últimos seis anos a cidade passou a receber grandes redes de empresas situadas dentre as dez maiores do Brasil em faturamento. Investimentos que atenderam às expectativas destes grupos econômicos, incluindo multinacionais, e alguns até já foram ampliados.
Caminhando nessa mesma direção, a rede hoteleira evoluiu e já conta com mais de três mil leitos em empreendimentos modernos, mantendo cozinha no padrão nacional e internacional. Não é diferente em relação aos cerca de 200 restaurantes com as marcas do requinte, conforto e qualidade. As opções de lazer acompanham o desenvolvimento no contexto integrado do turismo ecológico, religioso e de negócios. Além disso, o Geopark Araripe, primeiro das Américas, que garante sustentação e dá vazão ao turismo científico.
Foto - ?
Juazeiro é ainda um celeiro da cultura regional, com muita força nas mais diversas manifestações e se destacando no artesanato: um ofício que brota das mãos dos artistas para ganhar o encantamento das pessoas. Hoje, um dos orgulhos de Juazeiro do Norte é o seu polo de ensino superior com 72 cursos de graduação, acolhendo 22 mil alunos de diversas partes do país. Esse centro acadêmico já conta com 53 cursos de pós-graduação em diferentes áreas, se constituindo num dos mais importantes do Nordeste a partir das altas taxas de inserção no mercado de trabalho de jovens bem preparados.
Foto - ?
POLO ARTESANAL DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE
Juazeiro do Norte é considerada uma das maiores expoentes de manifestação cultural, motivada pelo grande centro de religiosidade popular da América Latina que é, graças à figura do Padre Cícero. O artesanato é uma das suas principais atividades e surgiu ainda na época do sacerdote. O Padre Cícero era um incentivador do artesanato de olho na garantia de trabalho e renda para os habitantes. Hoje, detém grande participação na economia e a cidade se tornou celeiro de artistas conhecidos nacional e internacionalmente.
Muitos buscam inspiração nos grandes personagens da cultura local e regional como Padre Cícero e Lampião, no próprio sertanejo ou representando as tradições, seja nas festividades religiosas, como também nas danças (reisado, lapinha, etc). Na arte, diversificam peças em madeira, palha, couro, barro, ferro, gesso e até mesmo a literatura de cordel que dá força à xilogravura. Tudo isso fruto da criatividade, com a imaginação de cada artista retratando a realidade do Juazeiro feita por gente
Foto - PMJN
A RELIGIOSIDADE EM JUAZEIRO DO NORTE, CE
A religiosidade popular é marcante. Milhões de romeiros se dirigem a Juazeiro para orar e para pagar promessas. Para se ter uma ideia da importância da religião para o município, todos os museus da cidade são de cunho religioso e existem, ainda, várias casas de milagres (locais onde os fiéis depositam peças representativas de milagres que acreditam ter alcançado).
Foto - ?
BASÍLICA MENOR DE NOSSA SENHORA DAS DORES NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE
Foi construída em 1875 pelo Padre Cícero Romão Batista e fica situada na Rua Padre Cícero, 147, sendo a paróquia da Padroeira de Juazeiro do Norte e conhecida pelos romeiros como a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. Trata-se de um dos pontos de grande visitação no município em cujo altar-mor está uma imagem da Mãe de Deus esculpida em Paris e trazida por Padre Cícero na sua viagem a Europa.
Foi nesse templo onde ocorreu o primeiro milagre da transformação da hóstia em sangue na boca da Beata Maria de Araújo, no dia 1º de março de 1889. No seu entorno está a Praça dos Romeiros, onde ocorrem grandes
Foto - PMJN
CAPELA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO EM JUAZEIRO DO NORTE, CE
Foi construída entre os anos de 1908 e 1909 e fica situada no início da Rua Santa Luzia, no Centro de Juazeiro. Conhecida como Capela do Socorro, a mesma está à frente do principal cemitério do município, e, no seu altar-mor, foram sepultados os restos mortais do Padre Cícero no dia 21 de julho de 1934.
Por isso, tornou-se um dos lugares considerados sagrados e de grande visitação em Juazeiro, principalmente durante a Romaria de Finados, de tal forma a ser apontado como um dos túmulos mais visitados do mundo. Trata-se do único templo da cidade a ostentar imagens em vitrais do Padre Cícero e da Beata Maria de Araújo
Foto - PMJN
SANTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DE CHAGAS NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE
A chamada Igreja dos Franciscanos foi construída em 1950 e fica localizada na Rua Monsenhor Juviniano Barreto, se constituindo num dos maiores e mais belos tempos dessa ordem no Brasil. No seu teto, citações de nomes de famílias que contribuíram de alguma maneira para a obra erguida em estilo lombardo-saxônico e na forma de cruz latina dupla.
A imagem de São Francisco no altar-mor foi esculpida em Gênova, na Itália, e outra em um enorme pedestal é circundada pela Praça das Almas, que são passarelas suspensas como réplica à Praça de São Pedro no Vaticano. Sua torre de 53 metros de altura conta com um bonito relógio e mais oito sinos que tocam trechos do Hino a São Francisco.
Foto - PMJN
SANTUÁRIO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS EM JUAZEIRO DO NORTE, CE
A Igreja dos Salesianos, como é mais conhecida pelos fiéis, foi construída em 1949 e tem a ver com um sonho e desejo do Padre Cícero apresentado aos religiosos daquela ordem. Ela fica situada na Rua Padre Cícero, 1440, e ganhou as características arquitetônicas a partir de uma maquete que o sacerdote trouxe de Roma.
Para fazer valer sua vontade, Padre Cícero tornou como uma de suas herdeiras a ordem salesiana. A imagem do Coração de Jesus no altar-mor foi fabricada por alunos salesianos de Gênova, na Itália, e a arquitetura do templo é um dos cartões postais de Juazeiro. É também uma das igrejas bem frequentadas pelos romeiros.
Foto - PMJN
CASARÃO DO HORTO EM JUAZEIRO DO NORTE, CE
O velho Casarão do Horto era o local preferido do Padre Cícero Romão Batista para os seus retiros espirituais, no alto da Serra do Catolé, de onde é possível uma visão panorâmica de Juazeiro do Norte. Desde 1999 que o imóvel abriga os ambientes e as peças do Museu Vivo de Padre Cícero.
Os romeiros percorrem o mesmo diante da sensação de estar palmilhando o chão sobre o qual o sacerdote um dia caminhou. Na sala das orações ainda se encontra afixado um enorme quadro do Sagrado Coração de Jesus adquirido por Padre Cícero em Roma, há mais de 100 anos. Provavelmente a opção do religioso pelo lugar foi motivada pela semelhança com o Monte das Oliveiras.
Foto - PMJN
MUSEU DO PADRE CÍCERO EM JUAZEIRO DO NORTE, CE
O Museu de Padre Cícero funciona na Rua São José, 242, no centro de Juazeiro do Norte e foi instalado na residência onde o sacerdote morou nos últimos dias de sua vida. Em um dos quartos do antigo prédio está a cama na qual ele faleceu, no dia 20 de julho de 1934, e outros móveis. Na sala de estar, encontra-se sua biblioteca e, noutros cômodos, vários objetos que pertenceram ao religioso.
Um deles é a maquete de uma Igreja que trouxe de Roma, a qual desejava ver construída na cidade. A casa serviu de velório e, em uma de suas janelas, a urna mortuária do Padre Cícero foi exposta para que todos pudessem prestar as últimas homenagens.
Foto - PMJN
TEATRO MARQUISE BRANCA DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE
O Teatro Marquise Branca funciona em um dos prédios mais antigos de Juazeiro do Norte, localizado no cruzamento das avenidas Padre Cícero e Paulo Maia, no bairro Salesianos. Há quase duas décadas, o imóvel – antes abandonado - passou por obras de recuperação e um processo de adaptação, visando dar ao velho Matadouro Público Municipal a feição de teatro.
A estrutura arquitetônica foi mantida e até os ferros por onde o animal era abatido e retirado para o caminhão. O prédio remonta à época do Padre Cícero e, agora, tornou-se espaço para fomentar a arte teatral em Juazeiro do Norte.
Foto - PMJN
MEMORIAL PADRE CÍCERO NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE
O Memorial Padre Cícero foi inaugurado no dia 22 de julho de 1988 com a presença do então Presidente da República, José Sarney, para ser um ambiente de estudos, pesquisas e palestras sobre o sacerdote. Existe um museu com vários objetos que foram do seu uso pessoal, como vestimentas e louças, além de fotografias e algumas obras de arte da época.
Na biblioteca do mesmo, uma vasta bibliografia reunindo as muitas obras de quem escreveu a favor e as poucas dos que pensavam diferente sobre o padre. O auditório tem capacidade para 400 pessoas e o Memorial foi construído no largo da Capela do Socorro, onde o sacerdote foi sepultado.
Foto - PMJN
ESTÁTUA DE PADRE CÍCERO EM JUAZEIRO DO NORTE, CE
O monumento em homenagem ao Padre Cícero Romão Batista foi inaugurado no dia 1º de novembro de 1969, no alto da Serra do Catolé ou, como é mais conhecida, Colina do Horto, pelo então prefeito Mauro Sampaio. A estátua conta com 27 metros de altura, e se constitui na terceira maior do mundo em concreto, esculpida por Armando Lacerda em um local que era sempre escolhido pelo sacerdote para os seus retiros espirituais.
Existe uma estimativa que aponta a visitação ao monumento na ordem de 2,5 milhões de pessoas por ano. De um lado fica o Museu Vivo e, do outro, enorme quadro da ceia larga com 17x4m, enquanto há alguns metros está sendo construída a Igreja de Bom Jesus do Horto.
Foto - PMJN
LUZEIRO DO NORDESTE EM JUAZEIRO DO NORTE, CE
Trata-se de uma torre de 113 metros de altura, distribuída em 256 toneladas de aço, inaugurada no dia 1º de novembro de 2005, em frente à Praça dos Romeiros, se constituindo na maior do Nordeste. Foram quase oito anos de montagem, com a perspectiva de marco pela passagem do milênio e dos 500 anos de descobrimento do Brasil, a partir da autorização dada pelo então Ministro do Esporte e Turismo, Rafael Greca.
Ela foi concebida pelo arquiteto Luiz Deusdará e, inicialmente, terminou batizada de Luzeiro da Fé, como uma homenagem ao romeiro que visita Juazeiro do Norte. A torre está no caminho dos que seguem na direção da estátua de Padre Cícero na Colina do Horto.
Foto - PMJN

MUSEU VIVO DE PADRE CÍCERO EM JUAZEIRO DO NORTE, CE
Inaugurado no dia 1º de novembro de 1999, no velho Casarão do Horto, o Museu Vivo de Padre Cícero possui cinco ambientações com personagens em tamanho real, a partir de resina de poliéster.
Percorrendo os cômodos do imóvel, o visitante encontra o Padre Cícero em um café da manhã com amigos; em uma capela ao lado da beata Maria de Araújo – protagonista dos milagres; despachando com José Marrocos em seu gabinete; orando e descansando em uma rede. Na primeira sala do museu, fotos e dados sobre a vida do sacerdote, além de muitos ex-votos de fiéis ao longo do percurso na casa que serviu para retiros espirituais do Padre Cícero.
Foto - PMJN
SANTO SEPULCRO EM JUAZEIRO DO NORTE, CE
Um lugar místico e apontado como a antiga morada dos beatos que ali se refugiavam para as penitências e autoflagelações, principalmente nas épocas da Semana Santa. São várias capelas entre enormes pedras de formação em granito, após um caminho de vereda bastante sinuoso e cheio de ladeiras e areia, mas muita vegetação.
No imaginário popular, simboliza o local em que Jesus Cristo foi crucificado. Existem as pedras do pecado, da escada e da coluna, junto às quais os fiéis acreditam na remissão dos seus pecados caso consigam ultrapassá-las. Uma delas é a pedra do joelho, onde Maria teria se ajoelhado.
Foto - PMJN
Foto - aju10.com
Foto - aju10.com
Foto - aju10.com
Foto - aju10.com
Foto - aju10.com
Foto - aju10.com
Foto - aju10.com
Foto - aju10.com
Foto - aju10.com
Foto - ?
Foto - aju10.com
Foto - ?
EH BOM SABER
Juazeiro é uma cidade de grande efervescência cultural. Pesquisa feita pela UFRJ em todo o país e divulgada em março de 2009, constatou que a cidade de juazeiro do norte é a maior em população envolvida em atividades culturais.
População estimada 2016 (1) - 268.248
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 248,832
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 1.004,45
Código do Município 2307304
Gentílico - juazeirense
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE
A denominação deve-se justamente à árvore de juazeiro, notável por manter-se verdejante no rigor das maiores secas. Juazeiro é palavra tupi-portuguêsa: jua ou iu-à e "fruto de espinho" (em virtude da grande quantidade de espinhos que defendem os ramos da árvore), mais o sufixo eiro.

Gentílico: juazeirense
HISTÓRICO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ
Em 1827, o padre Pedro Ribeiro de Carvalho construiu uma capela num local denominado Tabuleiro Grande, localizado na estrada real que ligava Crato a Missão Velha, à margem direita do rio Batateira.
Essa capela foi erguida em frente a um frondoso juazeiro. A pequena capela foi consagrada a Nossa Senhora das Dores, padroeira do município, a quem o padre doou as suas terras e onze escravos.
O povoado não teve grande desenvolvimento até que a 11 de abril de 1872 lá chegou o padre Cícero Romão Batista, como sucessor do padre Pedro Ferreira de Melo.
A cidade tem na figura do Padre Cícero Romão Batista um marco na construção da religiosidade, da cultura do seu povo e acontecimentos políticos do Cariri.
Quando o sacerdote chegou em abril de 1872, cavalgando num jumento, era apenas um arraial com algumas poucas casas de tijolos e uma rústica capela.
Recentemente, Juazeiro comemorou a passagem de 100 anos da sua emancipação política como a terceira cidade do Ceará após deixar de ser um mero povoado pertencente ao Crato. Tudo começou durante uma missa em março de 1889 quando Padre Cícero ministrava a comunhão aos fiéis. Ao colocar a hóstia na boca da beata Maria de Araújo, esta se transformou em sangue. O fato se repetiu por diversas vezes durante cerca de dois anos, sendo logo atribuído pelos fiéis como um milagre.
Levas de católicos passaram a visitar o povoado em busca dos conselhos e da benção do “Padim Ciço”. O vilarejo foi crescendo com a abertura de novas ruas e a construção de casas tudo no entorno da fé popular. Surgiam os pequenos negócios com melhores perspectivas e o Padre Cícero sempre aconselhando: “em cada casa um santuário e em cada quintal uma oficina”. Os espaços sagrado e econômico se entrelaçaram com o trabalho e a fé caminhando juntos a ponto de servir como alicerce para o desenvolvimento de Juazeiro.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ 
Fonte / Fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Portal do Governo de Juazeiro do Norte / Wikipédia 

CONHEÇA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL


SONHOS DE UM VIAJANTE
O MECÂNICO E AS FERRAMENTAS
Estava dentro de uma concessionária de moto. Estava ao lado de um balcão onde um homem atendia uma mulher, vendendo uma caixa de ferramentas. Nisto chegou outro homem, vestido com uma roupa branca, e retirou da caixa de ferramentas, várias ferramentas e saiu. O vendedor chamou o gerente e disse que um homem pegou algumas ferramentas e foi embora. O gerente então disse que a mulher teria que pagar as ferramentas, pois já estava sendo vendida para ela. Ela dizia que não pagaria. Ao lado de onde estávamos, havia uma porta, que dava para a oficina desta concessionária. Entrei nesta porta, tentando ver o tal homem que tinha pegado as ferramentas. A oficina era muito grande e havia vários corredores com prateleiras, cheia de peças de moto. 


Vi algumas pessoas andando pelos corredores, mas não vi o homem de branco. Nisto ouvi uma discussão, olhei para um canto o vi um homem discutindo com outro. O gerente perguntou lá da loja, o que estava acontecendo. Disse que dois homens estavam discutindo ali. Voltei para ver a discussão e vi que um dos homens, era o tal homem de branco, que ainda estava com as ferramentas nas mãos. Mas ele era o mecânico da oficina. Fui até o balcão, onde estavam o vendedor, a mulher e o gerente, e disse que o mecânico da concessionária foi quem tinha pegado as ferramentas, e portando não havia roubo. Ninguém teria que pagar nada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário