CEARÁ / BRAZIL: VIÇOSA DO CEARÁ / CEARÁ / BRAZIL (5.497 / 5.570) POPULAÇÃO: 61.410 PESSOAS (IBGE 2020)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

VIÇOSA DO CEARÁ / CEARÁ / BRAZIL (5.497 / 5.570) POPULAÇÃO: 61.410 PESSOAS (IBGE 2020)




Viçosa do Ceará é o primeiro município criado na Serra da Ibiapaba. Inicialmente, era habitada por índios Tabajaras pertencentes ao ramo Tupi. 
Um dos marcos importantes da história de Viçosa do Ceará foi à construção da Igreja de Nossa Senhora da Assunção. Os moradores mais antigos, dizem que existem túneis subterrâneos embaixo da Igreja que dão acesso a várias casas antigas da cidade.


Estes túneis eram usados pelos jesuítas para escapar dos ataques indígenas. Algumas pessoas chamam este local de "Região de todos os biomas", por ter características desde o cerrado até mesmo da mata atlântica. (Guia do Turismo Brasil)
Vista aérea de Viçosa do Ceará, CE (Wikipédia)
O clima desta cidade se divide da seguinte maneira: Tropical, quente, semiárido e brando nas regiões de menor altitude (próximas à divisa com o Piauí), e tropical, quente, subsumido nas regiões de maior altitude e nas encostas da Chapada Serra da Ibiapaba. Os pontos turísticos são: Igreja do Céu, Igreja Matriz, Teatro Pedro ll Poço da Princesa, Cachoeira do Itarumã, Cachoeira da Pirapora, Cachoeira do Engenho Velho.
Pedra do Machado, Pedra do Itagurussu, Pilões formações rochosas, Bica do Itacaranha, Lagoa Pedro II, Praça Clóvis Beviláqua, Igreja São Francisco, Castelo de Pedras, Casa dos Licores e Rampa do Voo Livre. (Guia do Turismo Brasil) 
Centro da Juventude de Viçosa do Ceará, CE (IBGE)
Chapada Ibiapaba da cidade de Viçosa do Ceará, CE (Wikipédia)
Coreto da praça central de Viçosa do Ceará, CE (Guia do Turismo Brasil)
Escadarias para a Igreja do Céu em Viçosa do Ceará, CE (Guia do Turismo Brasil)
Estátua de Clóvis Beviláqua na praça de Viçosa do Ceará, CE (Wikipédia)
Matriz de Nossa Senhora da Assunção de Viçosa do Ceará, CE (Wikipédia)
Palacete do Memorial Clóvis Beviláqua em Viçosa do Ceará, CE (Wikipédia)
Palacete histórico de Viçosa do Ceará, CE (Wikipédia)
Palácio Monsenhor Carneiro em Viçosa do Ceará, CE (Wikipédia)
Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, CE (IBGE)
Praça General Tibúrcio em Viçosa do Ceará, CE (Wikipédia)
Lagoa da cidade de Viçosa do Ceará, CE (Fernando Cunha)
Igreja do Céu em Viçosa do Ceará, CE (Prefeitura Municipal)
Visão geral da cidade de Viçosa do Ceará, CE (Prefeitura Municipal)
Entrada da cidade de Viçosa do Ceará, CE (Prefeitura Municipal)
DADOS GERAIS DA CIDADE DE VIÇOSA DO CEARÁ, CE
Código do Município - 2314102 
Gentílico - viçosense 
Prefeito 2017 / JOSE FIRMINO DE ARRUDA 
População estimada [2017] - 60.030 pessoas 
População no último censo [2010] - 54.955 pessoas 
Densidade demográfica [2010] - 41,90 hab/km² 
Pessoal ocupado [2016] - 3.124 pessoas 
População ocupada [2016] - 5,3 % 
Área da unidade territorial [2017] - 1.311,628 km² 
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 9 % 
Arborização de vias públicas [2010] - 77,3 % 
Urbanização de vias públicas [2010] - 4,1 % 
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DA CIDADE DE VIÇOSA DO CEARÁ NO ESTADO DO CEARÁ
HISTÓRICO DA CIDADE DE VIÇOSA DO CEARÁ, CEARÁ
O núcleo donde se originou o município de Viçosa do Ceará foi outrora grande aldeamento dos índios camocins, anacés e arariús, tribos tapuias que rendiam vassalagem aos tabajaras, nome que, consoante a bela etimologia indígena, significa 'Senhor das Aldeias' .
Segundo o valioso depoimento de Pedro Ferreira, estudioso da história cearense, 'aquele aldeamento, que era conhecido por 'abainha, foi desbravado, provavelmente, no ocaso do século XVI pelos franceses vindos do Maranhão, os quais, chefiados por Bombille, contavam, por certo, firmar ali para todo o sempre - o seu domínio'.


Judiciosamente pondera Raimundo Girão: 'somente em 1603 pôde vir aos climas cearenses uma bandeira ou entrada expedicionária, chefiada pelo açoriano Pero Coelho de Sousa, residente na Paraíba, antigo comandante de uma galé real e homem afeito às aventuras guerreiras'. Pero Coelho de Sousa, no propósito de ressarcir prejuízos que anteriormente havia sofrido, propôs, seduzido pela notícia de riquezas nas regiões além do Rio Grande, ao Governador Geral do Brasil, Diogo Botelho, organizar uma 'bandeira, manifestando o desejo de expulsar os franceses e tomar posse das terras conquistadas'. 
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE VIÇOSA DO CEARÁ, CEARÁ
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE VIÇOSA DO CEARÁ, CEARÁ 

Fonte dos textos e fotos: guiadoturismobrasil.com / wikipédia / Charlie Styforlamber / Thymonthy Becker



Conheça o Ceará



SONHOS DE UM VIAJANTE
O ARMÁRIO 251
Estava num local onde não sei onde era. Estava junto com meu pai, que brincava com uma faca. Ele fingia que mandava a faca com uma mão, mas ia com a mão sem a faca, em direção a gente. Numa destas brincadeiras, ele acertou meu rosto, fazendo um corte na testa. Mas só arranhou. Sai dali e entrei num galpão bem grande, quadrado, que parecia aqueles que têm em fundição. Ao redor de todo este galpão, havia armários, tipo aqueles que são destinados para os funcionários. Ao entrar na porta do galpão, que ficava bem na quina do mesmo, sai procurando meu armário, começando pela minha esquerda. 


Eu procurava pelo numero do meu armário, que era: 251. Andei toda a extensão da parede, depois a outra, a terceira parede e já estava na quarta parede e nada de ver meu armário. Perguntei por algumas pessoas que estavam ali, se sabiam onde foi parar meu armário. Então uma pessoa me levou até o armário de alguém, que ficava quase junto à porta onde entrei, só que do lado direito. Abriu o armário desta pessoa, e lá dentro estava o meu armário. Isto é: meu armário estava dentro de um armário. As pessoas que estava ali ficaram dizendo que agora o tal dono do armário, não poderia mais fechar o armário dele, pois eu tinha que acessar o meu. 


Ao sair pela porta onde entrei, já estava de volta onde meu pai brincava com a faca. Decidi ir embora, antes que meu pai me acertasse de verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário