CEARÁ / BRAZIL: VARJOTA / CEARÁ / BRAZIL (5.444 / 5.570) POPULAÇÃO: 18.471 PESSOAS (IBGE 2020)

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

VARJOTA / CEARÁ / BRAZIL (5.444 / 5.570) POPULAÇÃO: 18.471 PESSOAS (IBGE 2020)



Esportes Náuticos, Turismo de Aventuras, Ecoturismo, Turismo de Lazer, Festas Regionais e Religiosas. Uma cidade limpa, hospitaleita e tranquila.


Chegando na cidade
Praça da Matriz
Avenida central

Açude Araras
Centro da cidade
Comércio da região central
Escola municipal
Açude Araras
Centro
Região do açude
Vista parcial
Avenida central




Entorno da cidade


Vista parcial região da Matriz
Igreja Matriz de Sant'Ana 
Vista parcial
Pedra do Índio


Praça da Matriz
Sant'Ana a padroeira da cidade
Usina de Araras
Dados gerais da cidade de Varjota, Ceará
Código do Município - 2313955 
Gentílico - varjotense 
Prefeito (2017) FRANCISCA CELIA RODRIGUES DE SOUSA 
População estimada [2018] 18.368 pessoas 
População no último censo [2010] 17.593 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 98,07 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,3 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 2.224 pessoas 
População ocupada [2017] 12,2 % 
Posição geográfica da cidade de Varjota no estado do Ceará
História da cidade de Varjota, Ceará
Varjota Ceará - CE 
Histórico 
Conforme dados colhidos de antigas famílias que povoaram as margens do vale médio do Rio Acaraú, a povoação de Varjota se deve ao Padre Macário Bezerra da paróquia do Ipu. 
Fazenda do velho pároco ipuense, Varjota teve sua Capela construída sobre a égide de Sant`ana, entre os anos de 1834 a 1840. 
As principais famílias eram; Bezerra Martins, Melo e Araújo, por volta de 1927 com um aglomerado de casas, Varjota já é chamada de Vila. 


Em 1936 Varjota foi incorporada ao município de Santa Cruz, atualmente Reriutaba, mas só depois de 1946 passou a ser distrito de Reriutaba, ainda no governo do então Dr. Raul Barbosa. 
Em 02 dezembro de 1952, veio através do engenheiro Luiz Barbosa de Albuquerque a cargo do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas ( DNOCS ) o início da construção do majestoso Açude Araras, naquela época o maior do Nordeste, hoje o terceiro. Com os rumores de que depois de construído o grande reservatório, Varjota seria totalmente submersa, o povo começou a despovoar o pequeno distrito, vindo localizar-se a maioria no Acampamento provisório localizado justante na barragem. 


Terminando a construção do Ararinha, em meados de abril de 1954, Varjota era invadida pelas águas e aos poucos abandonada totalmente. 
Em 1959 o inverno não foi abundante, mas em 1960, o Açude Araras quase atingiu a capacidade total e Varjota submergiu tragado pelas águas ficando vários dias a metros de profundidade. A partir de então houve a transferência paulatinamente da Vila Varjota para a chamada Piçarreira. 


A partir de 1964 se dá o desenvolvimento da cidade. Construíram a capela de Sant`ana entre algumas dezenas de casas e a população foi formando um aglomerado de casas e comércios. Neste mesmo ano o engenheiro chefe de serviço de campo Dr. José Jorge de Abreu Choairy, construiu a hidroelétrica e a maioria de rede de energia elétrica nos diversos municípios, como também a estrada de rodagem que liga Varjota ao Ipu. 
Em 1996, Dr. Choairy entregou a chefia ao engenheiro Francisco Marcos Leitão Couto que concluiu o restante das extensões da energia convencionadas pela antiga GENORTE, hoje COELCE. 
Gentílico: varjotense 
Esta eh a bandeira da cidade de Varjota, Ceará
Este eh o brasão da cidade de Varjota, Ceará

Fonte dos textos e fotos: férias.tur.br / mapio.net / IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker / Prefeitura de Varjota, CE



Conheça o estado do Rio Grande do Sul


Nenhum comentário:

Postar um comentário