CEARÁ / BRAZIL: DE CARRO PELO NORDESTE BRASILEIRO - 10 PARADAS OBRIGATÓRIAS PARA UMA ROAD TRIP INESQUECÍVEL

segunda-feira, 22 de março de 2021

DE CARRO PELO NORDESTE BRASILEIRO - 10 PARADAS OBRIGATÓRIAS PARA UMA ROAD TRIP INESQUECÍVEL




Viajar de carro ainda eh a melhor forma de chegar ao Destino. Isso porque podemos apreciar o Caminho e fazer dele o nosso Destino. Uma viagem de carro pelo Nordeste pode ser sua viagem dos Sonhos.
CARAÍVA / BAHIA
Você já deve ter ouvido falar de Caraíva, uma pequena vila de pescadores localizada na Costa do Descobrimento, no litoral sul da Bahia. Por conta de charme irresistível, rusticidade e belezas únicas, o local está, cada vez mais, atraindo cada vez mais turistas.


Por lá, a sensação é de que o tempo parou: ruas de areia, pequenas pousadas e restaurantes rústicos embalam o clima praiano que, embora tenha recebido uma certa infraestrutura, não deixou de lado as raízes da pequena vila de pescadores. 
SALVADOR / BAHIA
Salvador é uma daquelas cidades que os brasileiros se orgulham de dizer que faz parte do país: recheada de história, pontos turísticos famosos e praias paradisíacas, a capital da Bahia só tem coisas boas a oferecer para quem visita. Seja para desfrutar de sua rica gastronomia ou quem sabe para sentir o calor do povo hospitaleiro, o destino precisa fazer parte do seu roteiro de viagem.
Dividida entre parte Alta e Baixa, a cidade é um daqueles lugares em que o turista nunca se cansa de explorar. Afinal, a cada esquina é possível encontrar uma atração digna de fotografia. Seja para mergulhar nas praias ou desbravar a cidade histórica, Salvador é um destino encantador. 
SERGIPE: CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO 
A 215 km de Aracajú, capital do Sergipe, está a encantadora cidade de Canindé de São Francisco. O destino se tornou famoso depois de fazer parte do cenário da novela "O Velho Chico", da Rede Globo.
A grande atração da cidade são os incríveis cânions, que seriam apenas uma paisagem bonita se não fossem banhados por águas esverdeadas cristalinas – tal paisagem deve-se à Usina Hidrelétrica de Xingó, que é construída nas margens do Rio São Francisco. O destino é uma ótima alternativa para quem quer se refrescar sem precisar recorrer, necessariamente, às praias. 
PERNAMBUCO: OLINDA 
Cercada por praias paradisíacas, a cidade de Olinda, em Pernambuco, acomoda casinhas coloridas e igrejas deslumbrantes.
O conjunto arquitetônico juntamente com a cidade foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, sendo o segundo centro histórico do país a receber tal título, logo após Ouro Preto. É considerada uma das localidades coloniais mais bem preservadas do Brasil. 
ALAGOAS: SÃO MIGUEL DOS MILAGRES 
O Estado de Alagoas reúne inúmeras praias incríveis que se assemelham muito com o Caribe. Isso porque suas águas cristalinas de cor azul turquesa contrastam com as areias brancas que são margeadas por imponentes coqueiros. Muitas das praias não são cheias, sendo uma ótima opção para quem busca muita sombra e água fresca!


O destino também é famoso por suas incontáveis e incríveis Piscinas Naturais: com águas cristalinas esverdeadas, elas estão na maioria das praias do Estado, não sendo difícil encontrá-las. São Miguel dos Milagres fica na contramão dos grandes destinos, sendo a pedida perfeita para quem quer sossego. As longas praias sombreadas por coqueiros criam o clima ideal para aproveitar muito. 
PARAÍBA: JOÃO PESSOA 
A cidade de João Pessoa foi fundada em 1585 e é a terceira cidade mais antiga do Brasil. A capital paraibana é famosa pela hospitalidade de seu povo, por suas belas praias e também por ser a segunda cidade mais arborizada do mundo.
O destino é a pedida certa para curtir uma praia bonita sem abrir mão da infraestrutura. Entre as praias urbanas de João Pessoa, Tambaú é a que mais atrai os turistas. O mar é sem ondas, perfeito para curtir um dia tranquilo, com quiosques e mesinhas à beira-mar. 
RIO GRANDE DO NORTE: NATAL 
Natal é uma das capitais do Brasil que mais recebe turistas por ano, e sobram motivos para explicar esse fato. Afinal, a costa litorânea da cidade tem mais de 400 quilômetros de extensão compostos por lindos cenários e surpresas. Dunas, belos recifes, piscinas naturais e falésias são marcas constantes na paisagem.
Bem pertinho da capital, Pipa é o destino ideal para quem quer provar de tudo um pouco. Seja para fazer os batidos passeios de buggy ou até mesmo ver golfinhos em alto mar, o local tem o poder de conquistar todos os tipos de visitantes. O mesmo pode-se dizer das praias, que contam com ondas ideais para surf e até mesmo piscinas naturais para relaxar e esquecer-se dos problemas! 
CEARÁ: CANOA QUEBRADA 
O Ceará é um dos destinos mais paradisíacos do Brasil – não é à toa que muitas cidades da região sobrevivem basicamente do comércio e turismo. São tantas praias, falésias, paisagens, dunas e vilarejos que fica difícil escolher qual local é mais bonito.
Canoa Quebrada fica a 160 km da capital Fortaleza e é uma ótima opção de passeio, principalmente para quem gosta de praias vazias e bonitas. Suas areias e falésias alaranjadas podem ser uma ótima opção para quem quer relaxar e se desligar da correria do dia a dia. As montanhas alaranjadas juntamente com o verde do mar criam o cenário perfeito. 
CEARÁ: JERICOACOARA 
Localizado a 300 km de Fortaleza, Jijoca de Jericoacora, Vila de Jeri ou apenas Jeri se tornou point turístico nos últimos tempos. Suas belezas naturais e o sol o ano inteiro fazem de lá o ambiente aconchegante com ar rústico mais badalado do Brasil.
Chegar até o destino não é uma das coisas mais fáceis do mundo, mas nada que estrague a beleza e a magia da viagem. Parte de toda a dificuldade é por causa das estradas, que não são asfaltadas, e pelo trajeto final, que é cheio de dunas. A dica é ter um 4x4 para embarcar nessa aventura. 
MARANHÃO: LENÇÓIS MARANHENSES 
Sem dúvidas uma das paisagens mais bonitas e surrais de todo o mundo fica no Maranhão, mais precisamente em um Parque Nacional formado por muita areia e lagoas naturais. Estamos falando dos Lençóis Maranhenses, cenário único no mundo e que é a perfeita definição de paraíso.


O destino está localizado no noroeste do estado e a 250 km da capital São Luís, ocupando uma área de 155 mil hectares. A região é composta por dunas de areia, mangues, rios e lagoas formadas pela água da chuva que, juntas, formam um cenário surreal – como se fossem verdadeiros 'lençóis de água' em meio à imensidão de um deserto. Dentro desse espaço está o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, onde estão as mais belas lagoas da região.

Fonte e fotos: guiadasemana.com.br  / Thymonthy Becker


CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM



SONHOS DE UM VIAJANTE
OS MINI-PLANETAS
(foto de: Asad I Ahmad Neto)
Era noite e eu estava num local que parecia uma praça de uma cidade com apenas uma grande árvore em seu centro. Ao aproximar desta árvore, vi no chão, várias bolas, do tamanho de uma mão fechada, todas iguais e parecendo serem feitas de uma resina transparente. Ao pegar uma bola, ouvi ruídos saindo dela e ao aproximar de meus olhos, vi que se tratava de um planeta em miniatura. Miniatura para mim, mas não para que vivia nele. Não consegui ver quem estava neste planeta, mas podia ver o céu, as nuvens como se vê aqui na terra mesmo. Ouvi então dizerem que haviam caído de suas órbitas e precisavam de alguém que os colocasse de volta. Perguntei como faria isto, disseram que era só jogá-los em direção aquela grande árvore, que estes retornariam as suas órbitas. 


Então fiz isto. Ao atirá-las em direção a grande árvore, estes mini planetas ficavam parados no ar. Depois de atirar todos eles, eles começaram a girar no movimento de rotação e translação, como o da terra mesmo, como se a árvore fosse o sol deles. A velocidade que giravam em torno deles mesmo foi aumentando, até que estava rápido demais e já não era possível vê-los. Entendi então porque eles ficavam ali e não eram vistos. Percebi um galho da árvore caído no chão, cortado por alguém. Compreendi que ao perder um galho, os mini planetas perderam suas órbitas, vindo a caírem no chão em baixo da árvore. E para que eles continuassem ali, aquela grande árvore não poderia ser cortada nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário