CEARÁ / BRAZIL: QUIXELÔ / CEARÁ / BRAZIL (4.094 / 5.570) POPULAÇÃO: 16.147 PESSOAS (IBGE 2020)

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

QUIXELÔ / CEARÁ / BRAZIL (4.094 / 5.570) POPULAÇÃO: 16.147 PESSOAS (IBGE 2020)




Uma cidade relativamente nova, mas com muito potencial para o turismo de aventuras, ecoturismo e turismo Histórico-Cultural. Eh servida por dois açudes e seu entorno eh muito bonito com paisagens cinematográficas.


Açude da cidade

Campo de futebol
Entorno da cidade



estra de acesso para as Comunidades


Igreja da cidade
Igreja Matriz da cidade



Vistas parciais da cidade









Praça da cidade



Prefeitura Municipal
Órgão Público Social
Rodovia de acesso para a cidade

Ruas e Avenidas da cidade








UPA 24 horas
Dados gerais da cidade
Código do Município - 2311355 
Gentílico - quixeloense 
Prefeito (2017 / 2020) MARIA DE FATIMA ARAUJO 
População estimada [2019] 16.178 pessoas 
População no último censo [2010] 15.000 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 26,81 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,6 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 1.080 pessoas 
População ocupada [2017] 7,3 % 
Posição geográfica da cidade no Brazil
Como tudo começou
História 
Quixelô - Ceará - CE 
Histórico 
Quixelô tem suas origens ligadas ao Índios Quixelôs, os quais foram exemplos de bravura por resistirem à colonização branca do século XVII e se mantiveram na região mesmo em períodos de grandes secas. Passou à categoria de cidade em 1985, até então era distrito de Iguatu. 


A luta por sua emancipação política teve início em 02 de fevereiro de 1984, quando realizado um plebiscito que, embora com uma pequena margem de votos, obteve o êxito esperado. E em 1985 ocorreram as primeiras eleições para prefeito, na qual o Sr. Maconi Matos foi eleito o primeiro Prefeito, de Quixelô, para administrar o município, por dois anos (1985 e 1986). Daí por diante sucederam-se novos pleitos eleitorais, estando atualmente na quarta gestão político-administrativa. 


Historicamente Quixelô é um município recém-criado mas que, graças ao compromisso do atual administrador com a melhoria da qualidade de vida da população, tem apresentado um significativo desenvolvimento em termos de infraestrutura básica, saúde, educação e ações sociais. 
Situado no alto Jaguaribe, Região Centro-Sul do estado do Ceará, com uma extensão territorial de 559,76 km2, limita-se a Norte com Solonópoles, ao Sul com Iguatu, a leste com Acopiara e a Oeste com Orós e Jaguaribe. 


É uma região de planície, banhada pelo Açude Orós e pelos riachos Faé, Antonico, Cunhã Poti, Madeira Cortada e Riacho do Meio. Apresenta um clima quente e seco, com temperaturas média 32º C. Quanto aos recursos hídricos, Quixelô dispõe de açudes nas seguintes comunidades rurais: Paus de Leite, Mata Fresca, Jiqui, Pitombeira do Jiqui, Garrota, Angicos, Caldeirão, Riacho do Meio, Maracajá, Recanto, os quais encontram-se com bom volume de água acumulada, bastante deficitários em extensos período de estiagem, muito frequente nos últimos anos. 
Gentílico: quixeloense
Esta eh a bandeira da cidade
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Quixelô, CE / Thymonthy Becker / IBGE 

CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRASIL, DE A A Z


SONHOS DE UM VIAJANTE
O PODER DOS TRÊS IMÃS 

Os imãs abriram as portas automaticamente e as três pessoas que os tinham ficavam abrindo as portas das lojas.
Estava na esquina da rua Rio Grande do Sul com a Pernambuco. Do outro lado da esquina, havia três pessoas, uma em cada porta de três lojas, que estavam fechadas. Estas três pessoas colocavam uma chave na fechadura da porta e depois colocavam um imã parecido com uma bolacha ao lado da chave. Este imã fazia a chave girar e abria a porta. Eles não tiravam nada de dentro da loja. Apenas faziam elas abrirem, depois fechava e abriam novamente. Eu então fiquei pensando porque faziam aquilo. Havia um orelhão ali perto de mim e eu pensei em ligar para alguém, mas depois pensei melhor e não liguei.


Então fui embora para minha casa, que era ali perto. Mas não fui para minha casa, fui para um local, tipo um cômodo. Estava eu e o Israel, irmão da Iara. A gente ia medir a qualidade do ar no hospital São João de Deus. Nisto chegou o Dr. Elair chamando um de nós para mostrar onde a gente iria fazer o serviço. O Israel foi e eu fiquei desembrulhando o equipamento. Depois eles voltaram e o Dr. Elair veio falar comigo. Eu fiquei pensando o que o Israel estava fazendo ali, pois nós dois não trabalhamos mais na mesma empresa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário