CEARÁ / BRAZIL: ACOPIARA / CEARÁ / BRAZIL (0025 / 5.570) POPULAÇÃO: 54.481 PESSOAS (IBGE 2020)

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

ACOPIARA / CEARÁ / BRAZIL (0025 / 5.570) POPULAÇÃO: 54.481 PESSOAS (IBGE 2020)




Cidade de porte médio com uma barragem no seu entorno e em época de chuvas o verde toma conta de toda a região, mostrando quanto eh bonito o Ceará. A Igreja Matriz eh a referência central da cidade.

CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRASIL. DE A A Z


Vistas aéreas da cidade


Barragem da cidade

Centro Social da cidade
Chegando na cidade
Comunidade de São Paulinho















Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Mercado Público Municipal
Vistas Parciais da cidade





Pórtico na chegada da cidade
Prefeitura Municipal


Estação Rodoviária

Ruas e Avenidas da cidade

Dados gerais da cidade
Código do Município - 2300309 
Gentílico - acopiarense 
Prefeito (2017 / 2020) ANTONIO ALMEIDA NETO 
População estimada [2019] 54.270 pessoas 
População no último censo [2010] 51.160 pessoas 
Densidade demográfica [2010] 22,58 hab/km² 
Posição geográfica da cidade no Brazil
COMO TUDO COMEÇOU
História 
Acopiara Ceará 
Histórico 
No povoamento da região compreendida entre os limites do atual Município de Acopiara, nas primeiras décadas do século 18 começou por ser concedida, em 4 de julho de 1719, ao Alferes Antonio Vieira Pita, pelo Capitão-mor Salvador Alves da Silva, uma sesmaria no riacho Quincoê, medindo três léguas de terra pelo dito acima e meia de largo para cada banda. Com o tempo foram chegando famílias que se fixaram entre as primeiras destas a família Pereira Silva. 


Como o terreno se apresentasse muito pedregoso tomou o nome de Lages, nome que acabou designando concentração humana que aí se adensou, bem como o da estação de Estrada de Ferro de Baturité (Rffsa), inaugurada em 10 de julho de 1910. 
O Município foi criado, desmembrando-se do então distrito de Iguatu, pela Lei nº 1875, de 28 de setembro de 1921, com sede núcleo de Lages, então elevado a vila, e inaugurou-se a 14 de janeiro de 1922. Elevada a sede à categoria de cidade, em virtude do Dec. nº 448, de 20 de dezembro de 1938. Foi seu primeiro Prefeito Celso de Oliveira Castro, que ali fixando residência e juntamente com o Monsenhor José Coelho da Rocha, vigário de Iguatu, muito trabalhou pelo desenvolvimento da nova comuna. 


Criada por D. Quintino Rodrigues de Oliveira, 1º Bispo de Crato, a Freguesia data de 12 de outubro de 1921, desmembrada da de Iguatu, tendo sido seu primeiro vigário o Pe. Leopoldo Rolim. A padroeira é N. S. do Perpétuo Socorro. A igreja matriz foi fundada por Mons. José Coelho da Rocha, cujo nome é homenageada numa das praças da cidade. Existe um núcleo protestante, formado na Fazenda Logradouro pelo pastor Lacy WardIaw, norte-americano, e um da Congregação Cristã do Brasil, fundado por José Pinheiro, em 14 de julho de 1962. Lages era a primitiva denominação que o Dec. nº 1.156, de 4 de dezembro de 1933, mudou para Afonso Pena. 


Em virtude do Dec. nº 1.114, de 30 de dezembro de 1943, tomou o nome de Acopiara, que é de formação tupi composição de aco roça, roçado, cultura, pi de pina, limpar ou tratar, e ara prefixo que indica agente. Donde: Aco-pi-ara o que cultiva, o lavrador ou agricultor, alusão à circunstância de ser o Município um dos mais agrícolas do Ceará.
Esta eh a bandeira da cidade
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Acopiara, CE / IBGE / Thymonthy Becker / saopaulinhoacopiara.blogspot.com 


SONHOS DE UM VIAJANTE
NA PISCINA DO HOSPITAL

Eu queria ir nadar na piscina que ficava dentro do hospital, mas meu irmão não queria ir comigo
Estava num local, parecendo o terreiro da casa da minha mãe. Eu lavava o meu braço num balde com água, e após eu lavar, a água ficava vermelha, pois meu braço estava cheio de sangue. Eu fiz isto umas três vezes. Depois peguei o balde com a água e joguei no chão. Com uma vassoura, fui empurrando a água. 

Nisto cheguei perto do Paulinho e perguntei a ele se queria ir à piscina municipal, que ficava no hospital São João de Deus. Ele disse que não queria ir. Eu disse que não queria ir sozinho, porque tinha medo de deixar o carro estacionado lá. Ai eu fiquei me imaginando na piscina, mas o Paulinho não quis ir e u também não fui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário