CEARÁ / BRAZIL: ACARAÚ / CEARÁ / BRAZIL (0021 / 5.570) POPULAÇÃO: 63.104 PESSOAS (IBGE 2020)

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

ACARAÚ / CEARÁ / BRAZIL (0021 / 5.570) POPULAÇÃO: 63.104 PESSOAS (IBGE 2020)




Aqui o vento sopra o ano inteiro. Cercada de belezas naturais, com manguezais e paisagens paradisíacas que componhe o ambiente ideal para os amante do Turismo de Aventuras e Ecoturismo.

CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRAZIL


Bandeira da cidade que fica hasteada permanentemente na Praça Centenário.
Biblioteca Pública Municipal
Canal da cidade
Um dos muitos casarões da cidade
Castelinho Encantado da cidade


Chegando na cidade
Rodovia de acesso para a cidade
Escola Pública Municipal
Hotel da cidade
Igreja de São Benedito

Lagoa da Pinguelinha
Largo do Poeta
Manguezais
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição


Mercado Central da cidade


Vista parcial da cidade
Estrada para as praias
Praias da cidade






Praças da cidade








Ruas e Avenidas da cidade










Dados gerais da cidade
Código do Município - 2300200 
Gentílico - acarauense 
Prefeito (2017 / 2020) ALEXANDRE FERREIRA GOMES DA SILVEIRA 
População estimada [2019] 62.641 pessoas 
População no último censo [2010] 57.551 pessoas 
Densidade demográfica [2010] 68,31 hab/km² 


COMO TUDO COMEÇOU
Acaraú – Ceará - CE 
História 
A história de ocupação do território do delta do rio Acaraú, pelos índios tremembés, começou antes da chegada dos portugueses à região, no século XVI. Os portugueses fizeram um reconhecimento completo da região, bem como a usaram como base de apoio para a ocupação do litoral e como base de apoio para confrontos militares com os franceses que ocupavam o Maranhão. Deste momento histórico existem várias cartas topográficas datadas dos séculos XVII. 


Em 1608, instala-se e fixa-se o primeiro povoamento português desta região, a 'Aldeia do Cajueiro', hoje Almofala, um aldeamento de índios criados por iniciativa dos jesuítas. O início do povoamento e a implementação econômica às margens do Rio Acaraú, no século XVII, aconteceu com a chegada de fugitivos das guerras com os holandeses, oriundos de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, por meio das entradas dos Sertões de Fora, que iniciaram a instalação da pecuária e a produção do charque na capitania do Ceará. 


O primitivo núcleo da Barra do Acaracu serviu de ancoradouro a pequenas embarcações e, depois, passou a chamar-se Porto dos Barcos de Acaracu. É o marco inicial do que mais tarde viria a ser a cidade de Acaraú. 
No século XVIII, em 22 de setembro de 1799, o povoado foi elevado à categoria de distrito de Acaracu da vila de Sobral. Já sua elevação à categoria de vila do Acaracu, com o distrito já desmembrado da jurisdição de Sobral, ocorreu em 1849. A fundação do município de Acaraú data de 31 de julho de 1849. O título de município, já com a denominação atual de Acaraú, ocorreu em 1882.


Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Acaraú, CE / Thymonthy Becker / IBGE 
SONHOS DE UM VIAJANTE
EM OUTRO PLANETA

Acreditava que estava em outro planeta, mas acabei na janela do meu apartamento, sem entender como:
Estava num local, que eu dizia ser outro planeta. Não sei qual. Mas eu podia flutuar e ir plainando sem fazer esforço nenhum. Eu estava sozinho, ria muito, até que um vento forte começou a bater em meu rosto, me empurrando. Eu tentava sair dele e não conseguia. O vento foi me empurrando até chegar numa janela que seria a do meu apartamento. Entrei pela janela e cai lentamente em minha cama e adormeci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário