CEARÁ / BRAZIL: PACATUBA / CEARÁ / BRAZIL (3.500 / 5.570) POPULAÇÃO: 84.554 PESSOAS (IBGE 2020)

domingo, 31 de janeiro de 2021

PACATUBA / CEARÁ / BRAZIL (3.500 / 5.570) POPULAÇÃO: 84.554 PESSOAS (IBGE 2020)




Pacatuba possui riquezas naturais que alimentam o setor de Ecoturismo como a Bica das Andréias, Voo Livre, Voo de Parapente, Montanhismo e Trilhas.


Vistas aéreas da cidade

Cachoeira da região
Campo de futebol



Capela da cidade

Cartório Público
Ecopark



Avenida da cidade
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Vista parcial da cidade


Praça da cidade


praça da Paixão



Praça Pública Infantil
Praça da Matriz

Rodovia de acesso para a cidade
Ruas da cidade



Entorno da cidade (Serra da Aratanha)
Trevo de Acesso para a cidade
Turismo de aventura na cidade
Dados gerais da cidade
Código do Município - 2309706 
Gentílico - pacatubano 
Prefeito (2017 / 2020) CARLOMANO GOMES MARQUES 
População estimada [2019] 83.432 pessoas 
População no último censo [2010] 72.299 pessoas


Densidade demográfica [2010] 547,74 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,8 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 7.834 pessoas 
População ocupada [2017] 9,5 % 
Posição geográfica da cidade no estado
História de formação da cidade 
Pacatuba – Ceará - CE 
História 
A história de Pacatuba se mistura com a dos primeiros habitantes destas terras: os índios pitaguaris, potiguaras e outras tribos pertencentes ao grupo linguístico macro-tupi, como os jenipapos-canindés. A eles somaram-se os portugueses religiosos e militares que vieram habitar a região devido aos processos de aldeamento e catequização e visando a resguardá-la contra invasões de outros povos europeus. 


Como proteção contra as invasões de outros europeus, em 1683 foi concedida, através de sesmarias, aos membros da família Correia (originários do Rio Grande do Norte), o sítio chamado Pacatuba. O povoamento da cidade se iniciou nessa época. Numa segunda concessão, em 1693, foram destinadas terras a outros posseiros. A freguesia dedicada à Nossa Senhora da Conceição, foi criada em 1869. Em 1876, com a construção da Estrada de Ferro Fortaleza-Baturité, Pacatuba recebe duas estações de trem. Foi o terceiro município cearense a libertar os escravos. 


Em 18 de março de 1842, passou a ser distrito de Maranguape. Em 8 de outubro de 1869 tornou-se vila. O município foi criado oficialmente em 17 de agosto de 1889.
Esta eh a bandeira da cidade
Este eh o brasão do Município

Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Pacatuba, CE / IBGE / Thymonthy Becker / cearaemfotos.blogspot.com / Jaqueline Aragão Cordeiro 


OS SONHOS QUE SONHEI
O FIM DO MUNDO NO BANHEIRO PÚBLICO
Estava no passeio de uma rua quando um navio muito grande veio arrebentando tudo que estava em sua frente. Destruindo casas, edifício e arrancando o asfalto das ruas. Algumas pessoas gritavam que era o mundo que estava acabando aos poucos. Nisto o navio veio e parou próximo de onde eu estava. Deixando para trás de si tudo destruído. Depois que o navio parou, entrei numa porta que havia ao meu lado, era um banheiro publico bem grande e todo azulejado de amarelo. Quis ir ao banheiro, e fui olhar se havia algum disponível. Fui olhando um por um e fui vendo que todos, eram bem pequenos, com a porta a meia altura e o vaso sanitário ficava bem defronte a porta. 


Só havia um que era maior e o vaso ficava escondido. Então pensei em usar este. Nisto veio correndo o Lucas, que trabalha comigo na Ecos, entrou no banheiro e disse que usaria aquele. Sai dali, voltei para onde estava o navio, esperando o banheiro ficar desocupado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário